A exatos três anos o Povo acordou e foi as ruas combater a corrupção: 20/06/2013
20/06/2016 02:44 em Política

 

Não tem como não lembrar o dia 20/06/2013, quando de forma espontânea, evento marcado pela internet, via redes sociais levou o Povo à rua para demonstrar suas mais diversas insatisfações. Com o então governo Dilma Roussef, com a corrupção, com o Congresso Nacional, com a possibilidade de redução do combate a corrupção, mediante a aprovação da PEC 37, em defesa do Ministério Público e da Polícia Federal, etc.

Dias antes, alguns Movimentos Sociais, sobretudo ligados a partidos políticos tentaram desencorajar a população de ir à rua, levantando a possibilidade de violência e baderna nos eventos. Nada disto aconteceu no Recife, nenhuma violência fora registrada e a manifestação que saiu do Derby seguiu até o marco Zero do Recife. De fato, ao final do trajeto, alguns pequenos grupos se destinaram até a prefeitura do Recife, numa tentativa de ato que poderia desvirtuar o sentido da manifestação.

A pluralidade de pautas fora tônica da manifestação. Todas elas, revelando a insatisfação com o “Estado das Coisas”. Tudo registrado em fotos, que foram parar nas redes sociais e que hoje deverá ser lembrada aos seus usuários.

Nier Araújo revela o que o levou as ruas naquele dia 20/06/2013: “Sai do trabalho direto para a manifestação, a minha principal bandeira foi o combate a corrupção, manifestada pelo desejo de não apro
vação da PEC 37, pelo fortalecimento do Ministério Público e da Polícia Federal”
. Na época ainda não se falava nem se sabia a dimensão que poderia tomar a Operação Lava Jato, mas que poderia não ter avançado se a PEC 37 tivesse sido aprovada.

Ainda houve fôlego e vontade de, retornando a Abreu e Lima, na companhia de Herbert Thomas e Jessé Santos, dirigir-se a Rádio Dom Bosco FM e apresentar o programa Civilização do Amor, num contexto especial, coletando as impressões dos convidados a respeito de toda a manifestação.

Dias depois o Governo Federal, emitiu mensagem no sentido de dizer aos insatisfeitos que entendeu o recado, no entanto nenhuma mudança fora registrada, nada foi notado como mudança. No entanto, o movimento nas ruas aparentemente foi sendo abafado. Porém as insatisfações permaneceram.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!