DiCaprio: planeta só será salvo se combustíveis fósseis ficarem no solo
24/04/2016 - 10h20 em Cidadania

 

Por Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O ator americano Leonardo DiCaprio, vencedor do Oscar este ano, é Mensageiro da Paz da ONU para o Clima e nesta sexta-feira, na sede das Nações Unidas, fez um alerta.

O planeta "não poderá ser salvo", a menos que os combustíveis fósseis fiquem no solo, "onde pertencem", afirmou DiCaprio durante a cerimônia de assinatura do Acordo de Paris.

Mensageiro da Paz

Ele ressaltou que, como mensageiro de Paz da ONU, tem viajado por todo o mundo documentando como essa crise está mudando o "balanço natural" do planeta.

DiCaprio citou poluição industrial em Pequim, na China, danos a florestas no Canadá e na Indonésia, "enchentes históricas" na Índia,  secas "sem precedentes" na Califórnia e desaparecimento de geleiras na Groelândia e no Ártico.

Sem Dúvida

O ator declarou ter ficado "aterrorizado" com tudo o que viu nesta jornada.

Ele afirmou ainda que "não há dúvida na comunidade científica mundial" de que isto é o "resultado direto da atividade humana" e que os efeitos da mudança climática se tornarão "astronomicamente piores" no futuro.

Hora de Ação

O mensageiro da ONU disse que todos sabem que reverter o curso da mudança climática não será fácil, mas defendeu que as ferramentas estão nas mãos de todos, se forem usadas antes que seja "tarde demais".

Segundo DiCaprio, "energia renovável, combustíveis limpos e colocar um preço em poluição com carbono" estão começando a "mudar a maré".

Para ele, esta transição não só é "a coisa certa" para o mundo, mas também faz um "claro sentido econômico" e é possível que ela seja realizada nesta geração.

Cidadão do Planeta

O ator disse que, "como um cidadão do planeta", é hora de declarar "sem mais conversa".

Na Assembleia Geral das Nações Unidas, DiCaprio declarou que "este é o órgão que pode fazer o que é necessário. Todos sentados nesta sala".

O mensageiro da paz da ONU para o clima concluiu dizendo que o "mundo está olhando" e pediu proteção para o planeta.

 

"Senão", alertou DiCaprio "nós e todos os seres vivos que prezamos" serão "história".

Fonte: Rádio ONU

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!