DDDança: Mostra fotográfica, oficinas e danças urbanas na programação 2016
24/04/2016 09:47 em Cultura e Educação

Ainda no ensejo de um mês dedicado ao fortalecimento do setor da dança no País e na reta final que culmina no Encontro Nacional da Dança, na próxima quarta-feira (27), o DDDança promove uma série de ações no final de semana dedicadas à formação e à visibilidade de estilos de dançar ainda situado às margens das possibilidades de fomento. Neste domingo (24), acontece a oficina O corpo e a cidade, ministrada pela performer Luciana Freire D’Anunciação, das 10h às 12h, na Praça São Marcelino Champagnat (em frente à entrada lateral do Colégio Marista São Luís na Rua Senador Alberto Paiva, Graças), no eixo de formação do DDDança. Durante a tarde, na Torre Malakoff, haverá encontro dedicado às danças urbanas.

“O corpo e a cidade é uma oficina de dança para aqueles que querem entender a cidade como morada de possibilidades criativas e sensíveis, assim como o é o corpo. Entre exercícios de improviso, jogos e práticas sensoriais, iremos realizar vivências individuais e em grupo que trocarão estímulos com tudo o que nos circunscreve, sejam elementos da arquitetura urbana sejam elementos da natureza planejada ou acidental”, detalha Luciana Freire, que já ministrou a mesma oficina em Vancouver, no Canadá. A facilitadora, que é mestra em Estudos Interdisciplinares em Artes pela Simon Fraser University (Canadá), tem formação em práticas somáticas da dança, contato improvisação, improvisação em dança, Butoh, dança do oeste africano, teatro físico e clown. Além disso, realiza trabalhos híbridos que transitam pela dança, teatro, vídeo e instalação. A oficina é aberta para todas as idades, desde que o participante possa se locomover pelas calçadas do Recife, já que o encontro segue da Praça São Marcelino Champgnat para outros espaços da cidade.

Já durante a tarde, a partir das 14h, a Torre Malakoff recebe o encontro Gênero de Batalha, em que dançarinos de diferentes modalidades competem no formato ALL STYLE, para promover a diversidade de estilos, gênero e sexualidade no encontro. Os jurados da edição serão Hullipop e Bboy Moly e os MCs são dois apoiadores e ativistas da cultura hip hop em Pernambuco: Chitos e Rafael FX. O evento premiará os três primeiros colocados das batalhas. A partir das 16h30, na Praça Barão do Rio Branco (Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife), será possível participar do Recife Tribal Day. O festival acontece anualmente com a proposta artística de levar a dança de emigração e suas fusões às ruas do Recife desde 2012 e volta-se para o estilo flash mob. Idealizado por Andressa Máximo e Carol Constantino, hoje é dirigido pela Carvalho Cia de Dança e realizado com a parceria de artistas convidados.

DDDANÇA

 O DDDança 2016 é uma teia de ações co-realizada pela classe artística, pelo Governo do Estado (Secult e Fundarpe), Funarte/MinC e voltada para a reflexão e o fortalecimento da dança em Pernambuco e no Brasil. São debates, aulas teóricas e práticas, apresentações artísticas, palestras, feira e intercâmbios a serem realizados em diversos locais do Estado, durante o mês de abril

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!