Fevereiro Laranja: Mês de conscientização sobre Doação de Medula Óssea
08/02/2018 13:02 em Saúde

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente de origem desconhecida, que tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, substituindo as células sanguíneas normais. A medula é o local em que são produzidas as células do sangue e está localizada na cavidade dos ossos longos.

     As leucemias podem ser agrupadas em dois subgrupos, de acordo com a rapidez com a qual a doença evolui e se torna grave. Existem, portanto, as leucemias crônicas, que geralmente se agravam lentamente, e as leucemias agudas, que possuem evolução mais rápida. Dentro desta classificação, existem ainda:

 

· Leucemia linfoide crônica: afeta células linfoides e se desenvolve vagarosamente. A maioria das pessoas diagnosticadas com esse tipo da doença tem mais de 55 anos. Raramente afeta crianças.

 

· Leucemia mieloide crônica: afeta células mieloides e se desenvolve vagarosamente, a princípio. Acomete principalmente adultos.

 

· Leucemia linfoide aguda: afeta células linfoides e agrava-se rapidamente. É o tipo mais comum em crianças pequenas, mas também ocorre em adultos.

 

· Leucemia mieloide aguda: afeta as células mieloides e avança rapidamente. Ocorre tanto em adultos como em crianças.

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!