Jovem Eleitor: TSE inicia 2ª campanha para o alistamento de Jovens
29/03/2016 06:48 em Política

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início à Segunda Semana do Jovem Eleitor, com a finalidade de convocar jovens de 16 e 17 anos para participar das eleições, mesmo com o voto sendo facultativo. A idéia é despertar o interesse nos jovens de exercerem a função de cidadania. Essa campanha será realizada para as eleições de 2016 e acontecerá do dia 28 de março até o dia 1 de abril.

 

A primeira Semana de Alistamento aconteceu no período de 16 a 20 de novembro de 2015. A intenção é aumentar a adesão dos jovens, já que na última eleição o índice do eleitorado dessa faixa etária diminuiu 30%.

Visto isso, os jovens que completam 16 anos até o dia 2 de outubro, data prevista para o 1° turno das Eleições Municipais, poderão então obter o seu Título de Eleitor. Para tanto, tem que ser feito o agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco para um cartório ou algum posto de atendimento biométrico, caso o município esteja no processo de biometria. Documentos como o RG ou a certidão de nascimento e comprovante de residência têm que ser apresentados. O prazo para o alistamento vai até o dia 4 de maio.

 

 

O TSE está veiculando a campanha através dos meios de comunicações mais tradicionais, como a TV, rádio e cartazes. E para obter um maior alcance dos jovens vai também se utilizar da internet, das mídias sociais e aplicativos, como por exemplo, Facebook, Twitter e WhatsApp. Segundo o
site do TSE existem 442.013 e 1.380.645 jovens eleitores de 16 e 17 anos, respectivamente.


COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!